domingo, 11 de janeiro de 2009

Criare "Móveis Planejados?!"


Eu e minha esposa passeando pelo shopping num final de semana qualquer, entramos em uma dessas lojas de cozinha planejada chamada Criare. Fomos bem atendidos e logo estavamos conversando e discutindo sobre o projeto de nossa cozinha e quais as possibilidades de configuração dos módulos e os mais variados detalhes que não vale a pena mencionar nesse momento ... Após uma outra visita à loja acertamos o valor a ser pago e também o layout inicial do projeto, sendo assim a loja enviou um técnico para tirar as medidas e posicionamento de tubulações no local onde seria instalada a cozinha.

Começam os problemas ... Após tirarem as medidas fomos informados que o projeto original não poderia ser implementado pelo fato das tubulações da pia não serem padrão o que impedia a instalação de gavetões com aramados de acordo com o projeto inicial (figura 1).

"Bom, marinheiro de primeira viagem é fogo!!! Pensamos:
- Tudo bem já que não tem alternativa vamos alterar o projeto e seguirmos adiante. "

Algum tempo depois ... Chega o grande dia! Conseguimos pegar a chave de nosso novo apartamento, é hora de correr e mãos à obra, algumas alterações aqui, ali, gesso, piso, e outras mil coisas, pronto!!

"Hora dos móveis", pensamos ...

Tranquilo já esta tudo pago, é só chamar e instalar sem problemas. Tempo depois a loja envia um técnico para executar o serviço. começam as surpresas.

O instalador diz que não é possível instalar o gabinete da cozinha porque o projeto está errado. Para que consiga instalar o gabinete os módulos devem ser invertidos, ou seja o gaveteiro no lado direito e a outra parte no esquerdo. SURPRESA!!!. ... Mandaram um técnico da loja tirar as medidas e que depois foi interpretado pelo projetista de maneira totalmente equívoca , sendo que o projeto e todos os outros itens do móvel baseado nessa informação. Na ocasião nem percebemos o erro grotesco do projetista e simplesmente aceitamos o que nos falaram, afinal estavamos pagando um profissional supostamente qualificado para realizar o serviço.

Após muita conversa e discussão com o gerente da loja, se prontifica a dar um "jeitinho" para concluirem a instalação. Outro erro que cometemos, uma vez em que o projeto não estava de acordo deveríamos ter devolvido imediatamente.

Segundo ele, o projeto não poderia ser alterado pelo fato de termos dado o aceite, mesmo sendo um funcionário da loja dele que tirou a medida e um projetista que realizou o projeto dos móveis baseado na mesma. O que poderia ser feito era alguns "ajustes" para tentarem minizar o problema.

A partir desse ponto acho que não vale mais a pena ficar detalhando todos os eventos, o principal é mostrar através de algumas fotos como foi realizado o serviço para que o leitor possa decidir se vale a pena ou não comprar qualquer produto nessa loja ou ficar atento aos detalhes como disposição da tubulação e medidas.


O Projeto

- O projeto inicial que gostariamos (figura 1) .

(figura 1)

- O projeto final (figura.2)

Como disse anteriormente na hora da instalação do gabinete da pia não foi possível instalar pelo fato dos modulos estarem invertidos.


(figura 2)


O acabamento:

- O fundo do gabinete da pia estava com os furos desalinhados além de uma parte da madeira lascada. Foi instalado assim mesmo e somente depois de reclamarmos foi realizada a troca.

(figura 3)


- Gavetas desalinhadas e tortas, sendo que após a terceira reclamação e visita do técnico conseguiram arrumar o alinhamento .

(figura 4)

- A imagem abaixo (figura 5) foi tirada da parte de cima do armario, foi complementada com retalhos, após a reclamação do péssimo acabamento um técnico apareceu para fazer o reparo, só que o mesmo esqueceu de trazer os materiais para substituição, como haviam alguns pedaços de madeira que tinhamos guardado, o técnico resolveu complementar com esses restos. Note que o lado direito é totalmente mal acabado e de tamanho diferente do esquerdo.

(figura 5)

- As emendas entre os modulos ficaram visíveis, sendo preenchidas com massa, além das portas estarem desalinhadas entre os módulos uma mais alta que a outra.

(figura 6)

- Os vidros estão em tonalidades diferenteres, a tonalidade da parte do meio é mais clara do que as das laterais, e não pensem que é reflexo ou jogo de luz, as laterais tendem para um tom mais escuro e a do meio para um mais claro.


(figura 7)

Conclusão

Após inúmeras reclamações conseguimos que melhorassem a aparencia da cozinha, mas ainda assim não tinham a capacidade de acertar na tonalidade dos vidros. Depois de 5 meses e algumas visitas de tecnicos tentando finalizar a cozinha, simplesmente percebemos que é algo impossível a empresa trazer os vidros na mesma tonalidade. A alegação era sempre a mesma, problema na fábrica e que um dia trariam os vidros na tonalidade certa. Sinceramente, cansamos e a paciencia acabou, optamos pela devolução toda da cozinha, pois consideramos uma total falta de respeito por parte da Criare, além do valor pago não condizer com a qualidade do serviço prestado. Formalizamos dando queixa no PROCON.